quinta-feira, 16 de junho de 2011

Porteiro

   Está sempre lá fingindo não ter preocupações, anseios e problemas. Lá está ele observando, criando, imaginando. Olhando para você, passante.

   Pessoas apressadas passam pela porta, com seus celulares ao pé do ouvido falando sobre trabalho, lazer, romance, traição… Tais quais esquecem que o porteiro ouve, vê, ele é tão consciente quanto a pessoa que está do outro lado da linha. Ignoraram o porteiro! Mas ele sabe sobre você…

   Casais apaixonados passam pela porta, de mãos dadas e olhares que aquecem os corpos no frio da cidade, apelidos pra cá, carícias pra lá. Encontros  que começam a partir de um beijo… e acabam aos tapas, e vice-versa. Porém alguém está no canto da cena, alguém que permaneceu em silêncio, mas que constante é a sua observação. Novamente o porteiro foi ignorado! Um casal à parte, onde a parceira não percebeu, mas o porteiro, sim, viu o parceiro flertando com a garota que acabara de sair do elevador. O porteiro sabe sobre vocês…

   Uma linda moça aproxima-se da porta apressadamente, de modo que a chuva quase a alcançou. Enxarcada estaria se não fosse pelo porteiro. Tal homem, ciente do que fez, olhou para a moça talvez esperando alguma reação, um “Obrigada” seria o suficiente para ele. Porém, as chaves da moça ficaram no carro, chateada obrigou-se a voltar ao carro paga apanhá-las. Zangada por ter-se desarrumada, a linda moça entra no hall batendo o pé sem ao menos olhar para o homem que um dia esperou sua resposta. Pobre porteiro, ignorado novamente foi. Mas ele sabe sobre ela…

   Ao longe o porteiro avista um rapaz elegante, bem vestido, saira de seu carro e dirigia-se ao prédio. O porteiro desconhecia o homem, e isso lhe intrigava, não saber nada sobre alguém o fazia ter um sentimento indescritível, não era algo tão pequeno como a curiosidade, mas não tão grande como a necessidade. Era… diferente. Tal homem, ao cruzar pela porta, profere um alto e claro “Boa noite”.

   O porteiro não precisava mais saber nada sobre tal homem, sentiu-se satisfeito em saber simplesmente… tudo. Enxergava os aparelhos, as alianças, as pessoas, mas quando tabelarem o caráter, por favor, destrua a tabela!

   Não ignore o detalhe. Ele sabe o valor de um apreciador. Ele sabe sobre você. Detalhe a si.

És o hóspede e o porteiro. Mas e agora? Quem está no comando?   Sem título

Não gostou? Culpe-me.

Um comentário:

  1. não conseguimos ser os porteiros, do nosso próprio hotel, da nossa própria vida.

    ResponderExcluir